quarta-feira, 23 de dezembro de 2015


CURSO LITURGIA

ENCONTRO 3 – O ANO LITURGICO.
ESQUEMA DO ANO LITURGICO.

- O ano litúrgico marca as datas dos acontecimentos da Historia da Salvação. Não é como o ano civil que começa no dia 1 de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. Ele começa no 1º Domingo do Advento e termina no ultimo sábado do tempo comum, que é na véspera do 1º domingo do Advento.
- O atual ordenamento do ano litúrgico é fruto de uma acurada pesquisa histórica e teológica e resultado da reforma desejada pelo Concilio Vaticano II que em seu primeiro documento, a Constituição Sacrosanctum Concilium, promulgada em 04 de dezembro de 1963, colocou a liturgia em relação com a historia da salvação, considerando-a como atuação do Plano de Deus no tempo.
- Na liturgia “realiza-se a obra da nossa redenção” (SC 2), pois Cristo está sempre presente na sua igreja, e de modo especial, nos atos litúrgicos para levar a cumprimento a grande obra de salvação, com a qual se dá a Deus uma gloria perfeita e com a qual os homens são santificados.
- O ano litúrgico é celebração-atuação do mistério de Cristo no tempo.

1 - CICLO DO NATAL.

1.a - ADVENTO –

INICIO – 4 DOMINGOS ANTES DO NATAL.
TERMINO – DIA 24 DE DEZEMBRO À TARDE.
ESPIRITUALIDADE – ESPERANÇA E PURIFICAÇAO DA VIDA.
ENSINO – ANUNCIO DA VINDA DO MESSIAS.
COR – ROXA.

1.b – NATAL – DIA 25 DE DEZEMBRO.

Celebrado com alegria. – É a festa do Nascimento do Senhor.

1.c – EPIFANIA.

- Celebrada no dia 6 de janeiro ( no Brasil a solenidade da Epifania é celebrada no domingo que se segue ao dia próprio).  A festa lembra a manifestação de Jesus como filho de Deus.

2 – TEMPO COMUM. – 1A. PARTE.

INICIO – DIA SEGUINTE AO DA FESTA DO BATISMO DE JESUS.
TERMINO – VESPERA DA QUARTA FEIRA DAS CINZAS.
ESPIRITURALIDADE – ESPERANÇA E ESCUTA DA PALAVRA.
ENSINO – ANUNCIO DO REINO DE DEUS.
COR – VERDE.
3 – CICLO DA PASCOA.

3.a – QUARESMA
INICIO – QUARTA FEIRA DAS CINZAS.
TERMINO – QUARTA FEIRA DA SEMANA SANTA.
ESPIRITUALIDADE – PENITENCIA E CONVERSÃO.
ENSINO – A MISERICORDIA DE  DEUS.
COR - ROXA

- Tempo forte de conversão e penitencia, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa. Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na Igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitencias, não de louvor.

3.b – PASCOA.
INICIO – QUINTA FEIRA SANTA.
TERMINO – NA SOLENIDADE DE PENTECOSTES.
ESPIRITUALIDADE – ALEGRE EM CRISTO RESSUSCITADO.
ENSINO – RESSURREIÇAO E VIDA ETERNA.
COR – BRANCA.

- Começa com a Ceia do Senhor na quinta feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra. No sÁbado acontece a solene Vigília Pascal; Forma-se então o tríduo Pascal que prepara o ponto Maximo da páscoa: O domingo da  Ressurreição. A festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estenda até a Festa de Pentecostes. 

3.c – PENTECOSTES.

- É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e envia o Paráclito.

4 – TEMPO COMUM. - 2A. PARTE.

INICIO – SEGUNDA FEIRA APÓS O PENTECOSTES.
TERMINO – VESPERA DO 1º DOMINGO DO ADVENTO.
ESPIRITUALIDADE – VIVENCIA DO REINO DE DEUS.
ENSINO – OS CRISTÃOS SÃO O SINAL DO REINO.
COR – VERDE.

- Ao todo, somando a primeira e a segunda parte, são 34 semanas sem grandes acontecimentos. Durante esse tempo, algumas festas e solenidades são celebradas. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.
- “O Tempo comum não é um tempo vazio. É tempo de a igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino”. (CNBB – DOC 43, 132).







Nenhum comentário:

Postar um comentário